sexta-feira, 24 de julho de 2009


Demorei tanto,evitei tanto escrever algo sobre o meu ídolo,o tão famoso Michael Jackson. É doloroso ver que mesmo depois de morto,ele não possui descanso,não possui a paz que tanto desejava. Um homem que entrou para o livro de recordes por ajudar tantas pessoas,mas que também virou alvo da mídia,recebendo diversas acusações,das quais ele saiu LIVRE e que agora foram desvendadas como sendo acusações mentirosas e interesseiras.

Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de King of Pop ("rei do pop"), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller.

No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock[1] e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeoclip em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White", "Scream", "Earth Song", entre outros, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), e o famoso "Moonwalk" e outros. Seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B.

Jackson doou milhões de dólares durante toda sua carreira a causas beneficentes por meio de várias turnés como a Dangerous World Tour, músicas voltados à caridade como a "We are the world" e manutenção de 39 centros de caridade. É por isso citado como o artista que mais doou para a caridade. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido á doença que possuía desde os anos 80, o vitiligo, geraram controvérsia na imprensa. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Casou-se duas vezes e foi pai de três filhos. O cantor também teve experiências com crises de saúde desde os anos 90, devido ás acusações que sofrera e ao stresse. Foi alvo também de comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.

Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem 9 recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreira solo e seis Grammys com os The Jacksons e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente,[2] sendo que alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão.[3] Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de sucesso como rock superstar fez dele parte da história da música rock e cultura popular por mais de quatro décadas.[4] Nos últimos anos, foi citado como a personalidade mais conhecida mundialmente.

Michael era o sétimo de nove filhos de Joseph e Katherine Jackson. A família inteira – incluindo os irmãos mais velhos, Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya e Marlon, e os mais novos, Randy e Janet – viveram juntos em uma pequena casa de dois quartos, e o pai sustentava a casa a duras penas trabalhando em uma usina siderúrgica. Por vontade da mãe, mas contra o desejo do pai, as crianças tornaram-se Testemunhas de Jeová e passaram a praticar a evangelização de porta em porta.

De acordo com as regras rígidas do pai, as crianças eram mantidas trancadas em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite. Entretanto, as crianças escapavam freqüentemente para as casas dos vizinhos, onde cantavam e faziam música. Os irmãos mais velhos mexiam na guitarra do pai Joseph sem sua permissão enquanto ele estava no trabalho. Até que um dia Joseph tomou consciência do talento de seus filhos e resolveu ganhar dinheiro com isso, e assim sair de Gary e ir para a Califórnia, para mais tarde serem contratados pela Motown.

Thriller é atualmente o álbum mais vendido da história, com mais de 106 milhões de cópias vendidas no mundo. Nos dois anos que se seguiram ao lançamento, o álbum foi a maior sensação da América, influenciando não somente a música, como também a dança, a moda e a televisão. Thriller chegou à primeira posição entre os mais vendidos dos Estados Unidos no dia 21 de fevereiro de 1983 e permaneceu na posição por 37 semanas, um recorde. Sete compactos foram lançados e dois conquistaram o primeiro lugar, "Billie Jean" e "Beat It".

Thriller foi também um marco na luta contra a discriminação racial na indústria fonográfica. Jackson tornou-se o primeiro artista negro cuja música estava no ar na MTV, com o videoclipe de "Billie Jean", dirigido por Steve Baron. A canção "Beat It", que tinha participação do guitarrista Eddie Van Halen, fez rádios de rock, na época orientadas a um público essencialmente branco, tocarem a canção de um negro; e fez rádios de black music tocarem rock. Um feito inédito até então.

Em 27 de Janeiro de 1984, Michael Jackson sofreu um acidente enquanto gravava o segundo comercial para a televisão do contrato de 5 milhões de dólares que havia assinado com a Pepsi. Durante a gravação, houve inesperados problemas técnicos e o cabelo do astro foi incendiado por fogos de artifício. Ele teve queimaduras de segundo e terceiro grau no couro cabeludo. Michael foi trasnportado para o hospital e ficou internado.

Em março de 1984, Jackson lançou em VHS o videoclipe de "Thriller" acompanhado por um documentário sobre os bastidores da produção. A fita, intitulada Making Michael Jackson's Thriller, vendeu 14 milhões de unidade e tornou-se a mais vendida de todos os tempos, até ser superada pela do filme Titanic, de James Cameron, em 1997. Em maio seguinte, Thriller entrou para o livro dos recordes e Michael ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Ao final de 1984, Jackson já havia conquistado 94 prêmios por Thriller. Na cerimônia do Grammy Awards daquele ano, o astro estabeleceu um novo recorde conquistando oito prêmios. A marca foi igualada pelo guitarrista mexicano Carlos Santana com o álbum Supernatural, em 2000.

This Is It

This Is It seria uma série de 50 concertos que teria início em 13 de Julho de 2009, na O2 Arena, em Londres. Os shows seriam suas primeiras aparições significantes desde a bem-sucedida HIStory World Tour de 1996/1997, já que em 2001, ano de lançamento de seu mais recente álbum de inéditas, não foi realizada uma turnê para a promoção deste álbum, apenas 2 concertos foram realizados na cidade de Nova Iorque para a comemoração de seus 30 anos de carreira. Os 750 mil ingressos para esses concertos esgotaram apenas 5 horas após o início das vendas.

Em 25 de junho de 2009, foi noticiado que Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Os serviços de emergência médica socorreram o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o Ronald Reagan UCLA Medical Center, o hospital universitário da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento. Sua morte teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo.

O adeus a Michael Jackson foi no dia 7 de julho de 2009. Primeiro o corpo foi velado em cerimônia privada no Forest Lawn Memorial Park's Hall of Liberty, somente para familiares e amigos íntimos. Logo em seguida o corpo foi levado para um ato público no Staples Center, onde 17.500 pessoas acompanharam o tributo. Estima-se que até dois bilhões de pessoas tenha assistido ao funeral pela televisão, já que emissoras do mundo todo transmitiram o evento ao vivo.



Man In The Mirror (tradução)

Michael Jackson

Composição: Siedah Garrett And Glen Ballard

Homem No Espelho Eu vou fazer uma mudança de uma vez em minha vida. Vai ser bom de verdade, vou fazer uma diferença, Vou fazer isso direito... Enquanto eu dobro a gola do meu casaco de inverno favorito, Este vento está soprando minha mente. Eu vejo as crianças nas ruas, sem o suficiente para comer. Quem sou eu para estar cego, Fingindo não perceber suas necessidades? Uma indiferença de verão, um pião [feito] de uma garrafa quebrada E uma alma de homem. Eles seguem uns aos outros no vento, você sabe, Porque eles não tem nenhum lugar para ir. É por isto que eu quero que você saiba: REFRÃO: Eu estou começando com o homem no espelho, Eu estou pedindo a ele para mudar seus modos. E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara: Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, (Se você quer fazer do mundo um lugar melhor) Olhe para si mesmo, e então faça uma mudança. (Olhe para si mesmo, e então faça uma mudança) Eu tenho sido vítima de um tipo de amor egoísta, É hora que eu compreenda Que existem alguns sem casa; [estou sem] nenhum centavo para emprestar. Seria realmente eu, fingindo que eles não estão sozinhos? Um salgueiro profundamente marcado [com cicatrizes], O coração partido de alguém E um sonho desanimado (sonho desanimado). Eles seguem o exemplo do vento, você percebe, Porque eles não têm nenhum lugar para ficar. É por isto que estou começando comigo, (Começando comigo!) REFRÃO Estou começando com o homem no espelho, Estou pedindo a ele que mude seus modos, (Mude seus modos!) E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara: Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, Olhe para si mesmo, e então faça aquela... (Olhe para si mesmo, e então faça aquela...) Mudança! Estou começando com o homem no espelho, (Homem no espelho - oh sim!) Estou pedindo a ele que mude seus modos, (Melhor mudar!) nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara: (Se você quer fazer do mundo um lugar melhor...) (Olhe para si mesmo e então faça a mudança), (Você tem de entender bem, enquanto tem tempo), (Porque quando você fecha seu coração), Você não pode fechar sua... sua mente! (Então você fecha... sua mente!) Aquele homem, aquele homem, aquele homem, aquele homem... Com o homem no espelho... (Homem no espelho, oh sim!) Aquele homem, aquele homem, aquele homem, Estou pedindo a ele para mudar seus modos... (Melhor mudar!) Você sabe... aquele homem... Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara: Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, (Se você quer fazer do mundo um lugar melhor) Olhe para si mesmo e então faça a mudança. (Olhe para si mesmo e então faça a mudança) Eu vou fazer uma mudança, Vai ser bom de verdade! Vamos! (Mude...) Apenas levante-se, Você sabe. Você tem de parar isso, Você mesmo! (Sim! Faça aquela mudança!) Eu tenho de fazer aquela mudança, hoje! (Homem no espelho) Você tem de Você tem de não deixar seu próprio... irmão... (Sim! Faça a mudança) Você sabe - Preciso entender aquele homem, aquele homem... (Homem no espelho) Você precisa Você precisa se mexer! Vamos! Vamos! Você tem de Levantar-se! Levantar-se! Levantar-se! (Sim! Faça aquela mudança) Levante-se e eleve a si mesmo, agora! (Homem no espelho) (Sim! Faça aquela mudança!) Vou fazer aquela mudança... Vamos! Você sabe! Você sabe! Você sabe! Você sabe... (Mude) Faça aquela mudança...

Sigam a mensagem dele,faça do mundo um lugar melhor,comece por você.

LUTO